Palavras costuradas – arremate

Que tipo de futuro está reservado para a indústria da moda neste século e nos vindouros? Bem, seja ele qual for, necessariamente precisará passar pela solução de seus principais B.O.s.

A indústria da moda é, hoje, a segunda maior fonte poluidora do mundo. O modelo fast fashion, que tem predominado nas últimas três décadas, consome elevado volume de matéria-prima que, por sua vez, necessitou de mais água e produtos químicos para ser produzida e gerou quantidade significativa de gases de efeito estufa. Polui ao produzir e polui ao descartar, já que toneladas de roupas, muitas sem uso, acabam em aterros sanitários e lixões (em 2018, escrevi sobre isso aqui).

O fato é que o ecossistema da moda vem sentindo bater à sua porta, nos últimos anos, uma cobrança maior por mudança. A emergência climática está aí e pressiona pela troca do sistema linear para o circular. De outro lado, consumidores – em particular os da geração Z – não querem saber de greenwashing ou de discursos vazios. Isto é, querem saber se as atitudes das marcas de moda são pra valer mesmo.

As grandes redes têm feito de tudo um pouco para se ajustarem aos novos tempos. Desde assinar compromissos para implantação de práticas da economia circular, investir em fios reciclados, programas de coleta de roupas usadas com destino a reciclagem e plataformas de roupas de segunda mão, este último um filão que promete crescer muito nos últimos anos.

Se tudo isso será suficiente para solucionar os B.O.s, nem bola de cristal conseguirá indicar.

Com este post termino a série Palavras Costuradas. A proposta da série é estimular um diálogo sobre o ecossistema da moda, e suas diversas camadas, por meio de uma coletânea de frases selecionadas na mídia nacional nas primeiras duas décadas do século 21. Cada frase vem acompanhada da data em que foi publicada para que possa ser observadas em seu tempo e espaço.

Se você gosta do tema como eu, deixe seu comentário e compartilhe! 😉

“O requinte vem da simplicidade…A roupa jamais pode ser mais importante do que quem a veste.”

Ricardo Ferreira, empresário. 2000

“Um trabalho totalmente renovador hoje em dia é impossível.”

Marie Rucki, educadora. 2001

“Acho irônico o fato de as marcas de grife reclamarem tanto ao ver seus modelos copiados toda hora, sendo que essas mesmas marcas roubam as ideias da história, de outras culturas e dos estilos de rua.”

Ted Polhemus, antropólogo e consultor de estilo e tendências. 2004

“Sou fraco em moda, mas dizem que é uma manifestação cultural. Até pode ser, se olharmos a moda por décadas. Mas duas coleções novas por ano é algo que está mais ligado à necessidade da indústria de vender e vender e vender.”

Fernando Meirelles, cineasta. 2007

“As tendências acabaram quando o mercado descobriu muitos outros focos de atuação. Com tanta diversidade, não dá para resumir a moda em uma ou outra tendência.”

Mário Queiroz, estilista. 2007

“Eu não crio para peruas, mas para uma mulher chique e atemporal.”

Lenny Niemeyer, estilista. 2007

“O estilo não requer cartão de crédito, mas autoconhecimento, sensibilidade e coragem de fazer misturas. Estilo pede ousadia.”

Dudu Bertholini, estilista. 2008

“Um vestido deve ser um caldo de cultura.”

Sonia Rykiel, estilista. 2008

Eu não sigo moda, não, mas dentro desse universo tem muita coisa interessante.”

Seu Jorge, cantor. 2008

“É horrível quando a pessoa se torna apenas um consumidor.”

Gilles Lipovetsky, filósofo. 2008

“Não adianta eu enlouquecer muito. No Brasil, o que vende é roupa sexy. Sexy na veia.”

Glória Coelho, estilista. 2009

“Hoje, você vai a festas de longo, de midi, de curto: tudo está na moda, então nada está na moda…a moda virou meio puta, sabe?”

Regina Guerreiro, consultora. 2012

“Nada dá mais pistas sobre um indivíduo, um povo ou uma cultura do que a roupa que elas usam.”

Glória Kalil, consultora. 2015

“…vestir uma mulher é entender quanta sedução e quanta projeção do corpo ela está disposta a assumir.”

Paul Surridge, designer. 2018

“Sempre acreditei que se você se sentir bem consigo mesma, vai transparecer isso, e isso que é o sexy. Todo o resto é consequência dessa atitude.”

Gisele Bundchen, modelo. 2018

“A moda é tão pop e fala tão diretamente sobre a vida das pessoas que também tem o poder de educar.”

Maria Grazia Chiuri, designer. 2020

*imagem abertura | H&M coleção SS22

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