Palavras costuradas – a moda

Há décadas a moda vem sendo objeto de estudos e análises, com pesquisadores de diversos campos do saber produzindo um montão de teses e livros sobre o tema. Mas não só. Até diletantes (como eu) também acabam se interessando pelo assunto, capturados pelo magnetismo deste ecossistema.

A moda foi um negócio de ateliês, modistas e costureiras por muito tempo. Com o surgimento do prêt-à-porter no século 20, ela se transforma em business para, mais tarde, como num game, passar para o próximo nível, o do big big business, com a formação de conglomerados, extrapolando os limites do vestuário.

Não há dúvida de que moda é glam: cor, textura, movimento, fragrância, luxo, frenesi, brilho. Mas também é dark: sweatshops, montanhas de lixo, exploração de mão de obra, trabalho análogo à escravidão.

Coerente ou contraditória, ética ou imoral, racional ou irracional – o fato é que a moda continua, com seu poder de sedução, conquistando fãs. Você também é um(a) dele(a)s?

“A moda é a maneira mais fácil que cada indivíduo tem de se expressar artisticamente.”

Mario Testino, fotógrafo. 2000

“A moda foi descoberta pela mídia. Ir a um desfile é quase que como ir ao teatro. Antes era meio gueto. Hoje é fenômeno cultural.”

Inácio Ribeiro, estilista. 2002

“… a moda é um antídoto à realidade.”

Viktor Horsting e Rolf Snoeren, designers. 2006

[ a moda é] Um jeito de estar no mundo. Sedução.

Karim Aïnouz, diretor de cinema. 2007

“A moda é glamourosa, sim, mas também ególatra. Quase tudo o que gravita a seu redor carrega egos titânicos – as modelos, os fashionistas, as editoras, os maquiadores e, é claro, os estilistas.”

Denerval Ferraro Jr., jornalista. 2008

“A moda não muda efetivamente há muito tempo, o que muda é a maneira de vestir as roupas.”

Dudu Bertholini, estilista. 2008

“Tenho convição de que a moda acabou…como nós a conhecemos, a moda acabou mesmo. Deixou de fazer sentido essa busca pela cor da estação, pelo comprimento da vez.”

Ronaldo Fraga, estilista. 2011

“A palavra ‘moda’, infelizmente, sofreu um processo de banalização. Tinha tanto poder de sedução que foi usada e abusada […] Tadinha, se esvaziou, tudo ficou sendo moda, menos a própria moda. Os números engoliram os sonhos.”

Regina Guerreiro, consultora. 2014

Porque na moda, se não arriscamos, morremos.

Cláudia Jatahy, empresária. 2019

* Palavras Costuradas é uma série de posts que propõe criar um diálogo sobre a moda, e as diversas camadas deste universo, por meio de uma coletânea de frases compiladas nas primeiras décadas do século 21. Cada frase traz a data de sua publicação para que possam ser observadas em seu tempo e espaço.

*imagem abertura | foto de Snack Toronto no Pexels

6 comentários sobre “Palavras costuradas – a moda

    1. ah, fico tão contente com comentários como esse! 🙂 Afinal, não há outra razão para compartilhar o que a gente sabe: dar prazer aos outros. 😉 Obrigada, Soninha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *