Palavras costuradas

Desde pequena moda e estilo chamaram minha atenção. Adorava folhear revistas internacionais que minha mãe comprava – pois naquela época ainda era comum encomendar o feitio de roupas em costureiras -, ficando um bom tempo observando trajes, acessórios, joias, bijuterias, makes.

O tempo passou e acabei, como jornalista, trabalhando em revistas femininas e de moda. Posteriormente, migrei para a área de comunicação corporativa, branding e marketing em multinacionais de beleza, um setor que dialoga (e muito) com a dinâmica da moda. Enquanto trabalhava como executiva nessas empresas, fui colecionando frases sobre moda, ditas pelos mais variados profissionais da cena fashion.

Agora, compartilho essa “coletânea” – construída a partir dos anos 2000 – por meio de uma série de posts, começando por este. Acho importante comentar que optei por indicar a data de cada frase para que possam ser observadas em seu tempo e espaço.

Espero que curtam ler os posts tanto quanto curti colecionar essas palavras costuradas! 😉

“Quem quer ser moderno deve ser construído e reconstruído.”

Costanza Pascolato, consultora. 2001

“O grande erro feminino é tentar se vestir de um jeito jovem. Quanto mais jovem você quer parecer, mais velha parecerá.”

Carolina Herrera, estilista e empresária. 2003

“Prefiro estar overdressed do que underdressed. Detesto o estilo ‘simplinha’”

Carmen Mayrink Veiga, socialite. 2003

“Ninguém se veste como os europeus, mas ninguém se despe como os brasileiros.”

Nizan Guanaes, publicitário e empresário. 2008

“Toda roupa é um acessório do intelecto da pessoa.”

Danielle Jensen, estilista. 2009

“A modelagem está para o estilista como a gramática está para o poeta.”

Jum Nakao, designer. 2012

“Sofri preconceito por parte de alguns estilistas por desenhar para casamentos. Não ligo. O altar é o tapete vermelho do Brasil.”

Samuel Cirnansck, estilista. 2012

“Nosso mercado está cheio de ‘pobre Star’”

Alberto Hiar, empresário. 2014

“Se eu fosse psicanalista, faria um curso de moda. Nada é tão revelador de uma personalidade quanto a roupa que a pessoa escolhe para vestir e se deixar ver, naquela hora, naquele dia.”

Glória Kalil, consultora. 2015

“Sempre fui louca. Não parece, mas sou. Nunca gostei de ser igual aos outros. Gosto de gente inteligente porque tem pensamento criativo, detesto essa coisa de Maria vai com as outras. Eu nunca estive na moda.”

Costanza Pascolato, consultora. 2020

* imagem abertura | foto de Anne no Pexels

20 comentários sobre “Palavras costuradas

  1. No momento em que leio o post, estou sentada em um café em Santos usando camiseta, bermuda e chinelo. Minhas unhas estão cobertas por um esmalte vencido e prendi as madeixas em um coque sem charme. Chove, está meio friozinho e é hora do almoço, mas meu mood é de quem toma café da manhã em dia de alto verão. Penso se algum(a) eventual psicanalista com curso de moda está me observando. Os cabelos à minha volta estão bem penteados, as makes bem feitas para soarem desmaquiadas e essas mulheres vestem roupas incríveis – nada overdressed como Carminha -, looks que eu usaria se tivesse tido saco pra me arrumar neste sábado preguiçoso em que eu só queria tomar uma xícara de café com doce de leite na borda, antes de andar na praia pré-tarde de eclipse. Sempre fui louca e nunca estive na moda, mas diferente de Costanza, não ostento aquela elegância natural. Moderna, acho que sou: construída e reconstruída a cada experiência e leituras como a que você me proporcionou, Neiva. :)) Ansiosa pelas próximas frases! (a do tapete vermelho tb me fez pensar)

    1. uau! Quase uma crônica! Obrigada por presentear este texto tão gostoso! As próximas logo chegarão 😉

    1. Muito obrigada, Sandra! 🙂 O post 2 já está no ar. Dê uma olhadinha. Em breve, outras a caminho! bjs

  2. Neiva querida, Que iniciativa interessante e divertida. Adorei passear com você pelas percepções sobre a moda ao longo das décadas. Um patchwork lindo, uma coletânea tão diversa, com tons e texturas variados. Parabéns por nos conduzir do “fast fashion ao haute couture”. 👏👏👏👏👏 Bravo!

    1. Patrícia, muito obrigada! Se você gostou, fico muito muito feliz, porque seu olhar crítico é um grande balizador. Thank you so much!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *