Luxo vai bem, obrigado

 

Hermès Men FW18

No último ano, o ritmo de crescimento da categoria Luxo se multiplicou por sete, atingindo um valor de cerca de US$ 113 bilhões, 28% a mais do que em 2017. Os dados são do ranking BrandZ® 2018, elaborado pela Kantar Millward Brown e WPP, que anualmente aponta as marcas mais valiosas do planeta.

O bom desempenho é justificado por uma alta significativa da demanda nos países asiáticos. Mas, o fato do luxo ser considerado uma indulgência pelos consumidores (mesmo que cara), compensando as tensões da contemporaneidade, também ajudou a manter essa curva positiva.

A atriz Chris Lee, embaixadora Gucci para jóias

A marca que apresentou o maior crescimento de valor foi Gucci, com um índice de 66%, batendo os US$ 22,5 bilhões. No período, a fashion house apostou, entre outras iniciativas, em embaixadores com alta aderência entre os Millennials como as atrizes Ni Ni e Chris Lee, especial para o mercado asiático, e o cantor Harry Styles.  E fez investimentos intensos nas mídias digitais.

Louis Vuitton FW18

Embora Gucci tenha tido uma performance notável, quem continua reinando absoluta no primeiro posto do ranking é Louis Vuitton,  com um valor de marca de mais de US$ 41 bilhões, crescimento de 41% em relação a 2017.

O ranking ainda traz uma novidade: a entrada de Yves Saint Laurent entre as dez mais valiosas. Assim, o Top10 passa a abrigar seis brands de origem francesa. Pelo visto, o legado de Colbert ainda continua fazendo diferença.

Confira o Top10 do ranking BrandZ® 2018.

 

2018 2017 marca valor marca 2018 (US$ bi) % variação valor
1 1 Louis Vuitton 41.138 41
2 2 Hermès 28.063 20
3 3 Gucci 22.442 66
4 4 Chanel 10.383 -6
5 5 Rolex 8.721 8
6 6 Cartier 7.040 20
7 7 Burberry 4.483 5
8 8 Prada 3.925 -1
9 9 Dior 3.612 54
10 Yves Saint Laurent 3.316 N/A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *