No último ano, o ritmo de crescimento da categoria Luxo se multiplicou por sete, atingindo um valor de cerca de US$ 113 bilhões, 28% a mais do que em 2017. Os dados são do ranking BrandZ® 2018, elaborado pela Kantar Millward Brown e WPP, que anualmente aponta as marcas mais valiosas do planeta.
O bom desempenho é justificado por uma alta significativa da demanda nos países asiáticos. Mas, o fato do luxo ser considerado uma indulgência pelos consumidores (mesmo que cara), compensando as tensões da contemporaneidade, também ajudou a manter essa curva positiva.
A marca que apresentou o maior crescimento de valor foi Gucci, com um índice de 66%, batendo os US$ 22,5 bilhões. No período, a fashion house apostou, entre outras iniciativas, em embaixadores com alta aderência entre os Millennials como as atrizes Ni Ni e Chris Lee, especial para o mercado asiático, e o cantor Harry Styles. E fez investimentos intensos nas mídias digitais.
Embora Gucci tenha tido uma performance notável, quem continua reinando absoluta no primeiro posto do ranking é Louis Vuitton, com um valor de marca de mais de US$ 41 bilhões, crescimento de 41% em relação a 2017.
O ranking ainda traz uma novidade: a entrada de Yves Saint Laurent entre as dez mais valiosas. Assim, o Top10 passa a abrigar seis brands de origem francesa. Pelo visto, o legado de Colbert ainda continua fazendo diferença.
Confira o Top10 do ranking BrandZ® 2018.
2018 | 2017 | marca | valor marca 2018 (US$ bi) | % variação valor |
1 | 1 | Louis Vuitton | 41.138 | 41 |
2 | 2 | Hermès | 28.063 | 20 |
3 | 3 | Gucci | 22.442 | 66 |
4 | 4 | Chanel | 10.383 | -6 |
5 | 5 | Rolex | 8.721 | 8 |
6 | 6 | Cartier | 7.040 | 20 |
7 | 7 | Burberry | 4.483 | 5 |
8 | 8 | Prada | 3.925 | -1 |
9 | 9 | Dior | 3.612 | 54 |
10 | – | Yves Saint Laurent | 3.316 | N/A |