As tops da beleza

Espelho, espelho meu, existe marca mais valiosa do que a minha?

Para responder esta pergunta, a consultoria Brand Finance, especializada em avaliação financeira de marcas globalmente, acaba de divulgar o ranking das 50 marcas de beleza mais valiosas no mundo.

Johnson’s, a marca que cuida do bebê e da família, lidera as Top 10 com folga, ultrapassando o valor de US$ 17 bilhões. Completando o ranking em ordem decrescente de valor estão L’Oréal Paris (US$ 8,8 bi), Gilette ( US$ 7,5 bi), Neutrogena (US$ 6,6 bi), Nívea (US$ 6,4 bi), Chanel (US$ 5,8 bi), Guerlain (US$ 5,3 bi), Clinique (US$ 5 bi), Pantene (US$5 bi) e Dove (US$ 4,8 bi).

Guerlain foi a marca que registrou maior crescimento de valor em relação a 2017

As cinco marcas que apresentaram maior crescimento de valor em 2017 foram Guerlain (67%), Chanel (36%), Christian Dior (32%), Benefit (31%) e Shiseido (18%). No movimento contrário, as cinco que mais perderam foram Avon (-48%), Palmolive (-25%), Axe (-17%), Le Petit Marseillais (-6%) e Schwarzkopf (-15%).

Em relação ao ano passado, sete marcas mantiveram suas posições no ranking: Johnson’s (1º), L’Oréal Paris (2º), Gillette (3º), Pantene ( 9º), Estée Lauder ( 12º), Clarins (13º) e Shiseido (14º).

As mais fortes no BSI: Natura entre elas

Natura fica entre as três marcas globais com maior BSI

Outro indicador elaborado pela Brand Finance é o Brand Strength Index (BSI), que aponta o quão forte é o desempenho intangível de uma marca. Natura se destaca como a terceira mais forte no ranking global, com um BSI de 90.1.

Veja ao lado a classificação das 10 marcas mais fortes do mercado de beleza global.

Para chegar ao BSI, cujo índice vai de 0 a 100, a consultoria analisa uma série de variáveis como a percepção que os diferentes stakeholders têm da marca, em especial os consumidores, o desempenho do negócio – ou o quanto a marca é bem sucedida em atingir suas metas de posicionamento –, reputação corporativa e todos os esforços de marketing realizados com o objetivo de angariar loyalty e share de mercado.

 

 

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