Vuitton se perfuma

No final de maio, chega às lojas da Louis Vuitton sua primeira linha de perfumes masculinos. São cinco fragrâncias criadas pelo mestre perfumista Jacques Cavallier Belletrud, com nomes que remetem à essência da Casa – L’Immensité, Nouveau Monde, Orage, Sur La Route e Au Hasard -, que teve sua origem como fabricante de malas e baús de viagem em meados do século 19.

Em entrevista à Madame Figaro, Michael Burke, CEO da Louis Vuitton, comenta o regresso tardio no concorrido e bilionário mercado de perfumes. “Estamos revivendo este aprendizado”, pontua Burke ao lembrar que a marca já havia atuado na categoria nos anos 1920-1930. Os femininos chegaram em 2016. Agora é a vez dos masculinos.

A perfumaria Vuitton é 100% nicho e, na visão do executivo, isso é muito melhor do que atender 1% do mercado de massa, já que não é preciso seguir as regras do setor ou obedecer aos planos de marketing. O que significa poder ser ousado e trazer algo novo para o negócio. E para isso contam com o competente nariz de Belletrud, quarta geração de uma família de perfumistas de Grasse.

Algumas das notas olfativas do perfume L’Immensité: toranja, gengibre e ládano. Mix de sensações ph Louis Vuitton

O parfumeur-créateur construiu fragrâncias que passam longe das opções frescas e esportivas que dominam o mercado, mirando um consumidor que manifesta uma nova masculinidade. Por isso, a escolha de notas como cacau, cardamomo, açafrão, gengibre, toranja ou íris, entre outras.  “Os homens estão cada vez mais sofisticados e sem receio de experimentar perfumes que, no passado, poderiam ser considerados femininos”, afirma Belletrud em entrevista ao South China Morning Post.

Com o lançamento desta coleção de perfumes e a recente divulgação do multiartista Virgil Abloh como diretor criativo da moda masculina, a Louis Vuitton está desenhando um novo perfil do consumidor da label, muito em sintonia com temas sensíveis aos Millennials como multiculturalismo, arte, vivências, streetwear, diversidade e conectividade.

Em tempo: a primeira (e aguardada) coleção de Abloh para a Vuitton será apresentada em junho, durante a semana de moda masculina de Paris.

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