No próximo dia 10 de abril, a Sotheby’s pretende bater o martelo para a venda de 51 fotos da coleção do empresário Leland Hirsch. E os lances podem superar o meio milhão de dólares. Afinal, compõem o lote algumas das imagens mais representativas do mundo da moda, beleza e arte do século 20, capturadas por feras como Irving Penn, Diane Arbus e Horst P. Horst.
Uma das imagens à venda é a espetacular Dovima com Elefantes (abaixo), um divisor de águas na carreira do fotógrafo Richard Avedon e na história da fotografia de moda. Produzida para um ensaio sobre os lançamentos de outono a ser publicado na edição de setembro de 1955 da Harper’s Bazaar, a foto traz a modelo Dovima – a Gisele Bündchen dos anos 50 ‒ em um longo Dior entre dois elefantes do Cirque d’Hiver, em Paris. Esta imagem permanece ainda hoje como uma das mais marcantes do mundo da moda e da carreira de Avedon, que tinha 32 anos quando a clicou. Detalhe: o vestido usado por Dovima foi o primeiro modelo desenhado pelo então jovem assistente de Monsieur Dior, Yves Saint Laurent, à época com apenas 19 anos!
Mas há outras fotos incríveis no leilão, que ganhou o nome de “A Beautiful Life” (Uma Vida Linda, em tradução livre), como os retratos de Jean Michel Basquiat e Andy Warhol, por Michael Halsband, o de Keith Haring, por Annie Leibovitz, e o de Madonna, por Steven Meisel. Ou os instantâneos de vida captados por Diane Arbus e os cliques de Man Ray.
Leland e o belo
A busca pelo belo é a força motriz da vida de Leland, que se tornou o grande mestre da coloração de cabelos nos anos 60 e passou a influenciar futuras gerações mundo afora. Nascido em uma família de químicos, foi pioneiro neste segmento ao desenvolver novas técnicas e produtos, como a linha Artec, criada no final dos anos 80 e posteriormente comprada pela L’Oréal.
Seu apurado senso estético e sua paixão pela cor foram o ponto de partida para que ele passasse a reunir, durante mais de duas décadas, uma instigante coleção de obras de arte. Além das fotos à venda na Sotheby’s, Leland mantém obras de Damien Hirst, Robert Raushenberg, Picasso, Andy Warhol e Zhang Xiaogang, entre outros. Vale a pena ler a entrevista que o empresário deu ao blog da Sotheby’s comentando o que o faz se apaixonar por uma obra a ponto de colecioná-la. Acesse aqui.
E, se estiver em Nova York e com tempo na agenda, vale a pena conferir a coleção “A Beautiful Life”, que fica em exposição até o dia 9 de abril na galeria da Sotheby’s, avenida York 1334.