A vez deles. Redefinir a imagem

Os estereótipos masculinos usados pela mídia até o momento – como o pai desajeitado, o cara durão e sedutor, o esportista herói e o homem bem sucedido em um carrão – estão ultrapassados.

É o que aponta uma das principais tendências visuais apresentada pela Getty Images nesta semana. Chamada de Masculinity Undone (Masculinidade Desfeita, em tradução livre), afirma que a psiquê masculina está em crise e que as representações unidimensionais do homem estão sendo colocadas em xeque pelos Millennials.

O time de criativos e especialistas visuais da Getty, um dos maiores bancos de imagens do mundo, analisou 1 bilhão de buscas de imagens e mais de 400 milhões de downloads de seus arquivos. Depois cruzou com a análise de materiais gráficos, audiovisuais e campanhas e de movimentos da cultura pop para chegar às tendências visuais consolidadas em seu estudo anual.

Para estes especialistas, marcas e profissionais de mídia devem trazer à tona um homem mais complexo, mais gentil e emotivo, que deixa aflorar uma certa dose de vulnerabilidade. Os dados da Getty mostram um aumento de 53% na busca de imagens para “pais homossexuais”, 126% para “homem meditando” e 60% para “pai solteiro”.

Reação e ação

Era de se esperar que o conceito de masculinidade não escapasse ileso após tanta reflexão e mudança de valores e padrões de comportamento registrados nos últimos anos. Afinal, temas como questões de gênero, empoderamento feminino e multiculturalismo, que estiveram e estão em destaque, impactam de maneira direta na forma como o homem se situa no mundo. E a transformação não deve parar por aí. Se você trabalha com e para o público masculino, fique ligado.

Quer saber como os profissionais da Getty enxergam a masculinidade? Veja o board de imagens.

Last but not least…O time da Getty também indicou alguns cases que ilustram a trend Masculinity Undone: a campanha #IsItOkForGuys, da Axe, que explora os assuntos mais procurados no Google e que geram ansiedade nos jovens; O vídeo Territory, do The Blaze, premiado em Cannes e que mostra o emotivo regresso de um homem ao seu lar/país; As fotos da campanha CALM (Campaign Against Living Miserably) cujo objetivo era re-tratar situações de fragilidade mental; e o projeto multimídia Hooded de Myles Loftin, fotógrafa de 19 anos, sobre estereótipos masculinos.

Para saber mais sobre o Getty Images Visual Trends clique aqui.

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