Palavras costuradas – a roda da moda

O negócio da moda nunca passou por transformações tão impactantes como as registradas nos últimos anos do século 20 e começo do 21.

Dos lançamentos regrados pelas estações climáticas do ano ao ritmo frenético do fast fashion. Das tendências desenhadas no back office às captadas e importadas das ruas. Das campanhas publicitárias convencionais aos timelines de influenciadores e desfiles megaperformáticos das grandes casas de moda como o Gucci Love Parade, realizado no final de 2021, Gucci Cosmogonie, que aterrisou em um castelo na Itália há uma semana, e a última apresentação de Dior em Seul no começo deste mês.

Mais do que glamour, shapes e cores fazem a roda da moda e da fortuna girar. Em 2021, o mercado mundial de vestuário faturou cerca de US$ 1,5 trilhões e deve bater a casa dos US$ 2 trilhões em 2026, segundo a consultoria Statista.

E a roda segue girando. E para ser bem sucedido há que decifrar o enigma de suas engrenagens.

“Ouço bastante o mercado. Ele me disciplina.”

Júlio Vianna, empresário. 2001

“Hoje, o mundo capitalista está cada vez mais rico e o dinheiro entrou na moda assim como se associou ao cinema na década de 20.”

Marie Rucki, educadora. 2001

“Não adianta ser um excelente estilista e não ser um bom analista de mercado.”

Alberto Hiar, empresário. 2002

“A indústria da moda no Brasil cresceu nos últimos cinco anos, o que não evoluiu em 30… Há uma democratização da moda e uma proximidade cada vez maior entre indústria e estilistas para desenvolvimento e profissionalização do setor.”

Paulo Borges, diretor criativo e empresário. 2002

“Um executivo de moda tem de estar preparado para trabalhar com essa multiplicidade de jobs. É como organizar uma colcha de retalhos.”

Paulo Pedó Filho, executivo. 2004

“…não adianta você fazer um desfile maravilhoso se não tiver desdobramento comercial. Se não vender, não significou nada.”

Dudu Bertholini, estilista. 2008

É muito importante poder fazer seu trabalho sozinho, sem ter alguém nas tuas costas dizendo: ‘Faça isso ou aquilo’”.

Sonia Rykiel, estilista. 2008

“Ser moda é inovar, não só no estilo, mas em estratégias comerciais, porque diariamente o varejo muda, o público muda.”

Alexandre Menegotti, empresário. 2013

“Eu não tinha dinheiro para contratar grandes executivos para cada uma das áreas. Optei por ter um bom gestor de RH, porque o sucesso dependia das pessoas, da escolha da pessoa certa para o lugar certo.”

Oskar Metsavaht, empresário. 2014

“As pessoas esperam comprar o discurso de quem cria. Numa empresa de moda, o lucro é proporcional a essa relação, que nunca pode ser só financeira.”

Flávia Aranha, estilista. 2017

“Há uma demanda de mercado por abertura de capital em algum momento e olhamos com bons olhos para isso. Seria bonito ver o consumidor como acionista.”

Rony Meisler, empresário. 2020

* Palavras Costuradas é uma série de posts que propõe criar um diálogo sobre a moda, e as diversas camadas deste universo, por meio de uma coletânea de frases compiladas nas primeiras décadas do século 21. Cada frase traz a data de sua publicação para que possam ser observadas em seu tempo e espaço.

*imagem abertura | R. Fera no Pexels

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