Inspiração é a fagulha da criatividade na moda. É aquele insight que, em geral, surge de repente, impulsionando todo o processo de desenvolvimento de uma peça de roupa ou coleção.
Sem inspiração, a moda não roda. Se não roda, não transforma a criatividade em produto, venda, receita, negócio, PIB.
Sim, PIB. A indústria da moda está inserida na Economia Criativa, setor que gerou, globalmente, US$ 509 bilhões em 2015, segundo relatório publicado em 2019 pela UNCTAD – Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento.
No Brasil, a Economia Criativa participou com 2,61% no PIB nacional de 2017, estimativa de R$ 171,5 bilhões em receita, de acordo com o último mapeamento realizado pela Firjan em 2019. À época, perspectivas de crescimento eram animadoras. Mas, quase quatro anos de políticas de governo desastrosas e dois anos de pandemia depois, a indústria da moda está em fase de recuperação.
Estar inspirado nunca foi tão essencial como agora.
“Todas as minhas coleções começam e terminam com música, da inspiração inicial à trilha do desfile.”
Fábia Bercsek, estilista. 2006
“Tudo no mundo nos inspira. As coleções são uma mistura do que lemos e do que vemos. Tentamos nos inspirar com a fantasia.”
Viktor Horsting e Rolf Snoeren, designers. 2006
“Nem sempre você tem uma ideia excelente a cada coleção. Apesar disso, é preciso seguir em frente.”
Andrea Marques, estilista. 2006
“O que me inspira sempre é a mulher, ela me desperta o desejo de vesti-la. No fundo, tudo me inspira: o belo, o feio, o estranho, o anormal, o normal. Sou como todos os artistas, até levar um tapa na cara me inspira.”
Samuel Cirnansck, estilista. 2008
“Inspiração é algo que está dentro de mim. São as sensações, as recordações.”
Carolina Herrera, estilista e empresária. 2008
“Eu procuro inspiração em muitas áreas diferentes, mas a música sempre foi uma de minhas principais obsessões.”
Frida Giannini, designer. 2008
“O cotidiano me inspira muito. Se tenho a oportunidade de viajar, melhor ainda, mas também sou influenciada por livros, museus e até mesmo num encontro com pessoas. Faço as roupas pensando em mim e no que gostaria de usar.”
Isabela Capeto, estilista. 2018
* Palavras Costuradas é uma série de posts que propõe criar um diálogo sobre a moda, e as diversas camadas deste universo, por meio de uma coletânea de frases compiladas nas primeiras décadas do século 21. Cada frase traz a data de sua publicação para que possam ser observadas em seu tempo e espaço.
*imagem abertura | foto de Oliver King no Pexels
Lindíssimo trabalho Neiva!!
Estou seguidor! Torcendo por uma publicação
Weber, muito obrigada! Sua opinião é muito relevante, profe! 🙂 Espero que goste das próximas! 😉 Abração