Peter por Peter

Mais de 160 imagens em preto e branco que traduzem quatro décadas de fotografia. Assim é a exposição Peter Lindbergh: Untold Stories que acaba de ser aberta em La Coruña, Espanha. Antes, passou por Alemanha e Itália. A amizade entre Lindbergh e Marta Ortega, herdeira e futura presidente do Grupo Inditex, foi fator decisivo para que a Espanha entrasse no circuito.

A mostra, que teve curadoria do próprio fotógrafo, abrange trabalhos do início dos anos 80 até sua morte em setembro de 2019, com imagens inéditas inclusive. Como não poderia deixar de ser, as fotos de moda são um destaque no todo.

Nada mais do que esperado, já que Lindbergh rompeu com os padrões convencionais da fotografia de moda no final dos anos 80 e criou uma nova estética, mais natural, mais real e, ao mesmo tempo, mais poderosa, com o preto e branco garantindo o impacto da mensagem.

Em entrevista para a revista Wallpaper em 2017, Lindbergh afirmou que “uma fotografia não tem nada a ver com a pessoa que você está fotografando. Tem a ver com o que sai da pessoa quando você está com ela e o que você pode dar a ela”.

Um armazém na região do porto de La Coruña foi reformado para receber a exposição especialmente, tal como havia imaginado Lindbergh. O projeto é da arquiteta galega Elsa Urquijo, que usou um jogo de containers marítimos pintados de negro para criar corredores que se ligam ao salão principal.

Peter Lindbergh: Untold Stories fica em cartaz até 28 de fevereiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *