Somos o que vestimos. E vestimos o que somos. Desde os tempos mais remotos, roupas e adornos traduzem a cultura de uma sociedade, momentos de sua história. Agora, os últimos três mil anos de moda estão reunidos em um só lugar: o projeto We Wear Culture, do Google.
A evolução da moda ao longo dos séculos, estilistas, ícones da moda, história das origens, o trabalhos dos bastidores, entre outros assuntos do universo fashion, estão na ponta de nossos dedos. Para colocar de pé o projeto, o Google contou com a parceria de mais de 180 museus, instituições, escolas, arquivos e organizações ao redor do mundo, inclusive brasileiras.
A apenas um click você pode saber mais sobre a rota da seda ou fazer uma pesquisa sobre chapéus. Descobrir quando e como surgiu o primeiro pretinho básico e também visitar os bastidores do Conservation Lab do Instituto do Costume, em Nova York. Ou, quem sabe, explorar cada mínimo detalhe de um corpete da rainha Elizabeth I, criado em 1600, e que faz parte do acervo do Instituto do Costume de Kioto, no Japão. E de quebra conferir a coleção MASP Rhodia, que faz parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo.
Até o momento, o projeto disponibiliza cerca de 500 exposições, visitas virtuais a 40 museus, mais de 700 vídeos e de 36 mil fotos, quatro experiências em realidade virtual e centenas de imagens em alta resolução, no formato gigapixel. Um acervo para navegar sem hora pra acabar e sem medo de se perder. Enjoy it! 🙂